Os Mestres que conheci (Por Mestre Chin Kao) - Pa Kung Sheng Chuan Kung Fu

Os Mestres que conheci (Por Mestre Chin Kao)

Postado em 16/02/2018

Numa breve narrativa, gostaria de falar um pouco sobre nosso Sifu, sob a ótica da minha vivência nesses mais de 27 anos de convivência.

Por ocasião do meu primeiro exame, realizado em Presidente Prudente no dia 25 de fevereiro de 1990, um domingo, conheci o então Mestre Shen.

Até o presente momento, só ouvíamos falar a seu respeito através do nosso Instrutor na Academia.

A primeira impressão que tivemos, não nos deixou dúvidas, estávamos diante de um verdadeiro Mestre.

Sua postura, sua voz de comando, suas atitudes firmes, causavam em todos nós (alunos principiantes) um misto de admiração, respeito e temor (há de se destacar que naquela época, os tempos eram outros).

Com o passar do tempo, depois de assumir o comando da academia, comecei a frequentar muito o Templo Marcial em Presidente Prudente, onde aí conheci o outro Mestre Shen, não o mestre dos alunos, mas o mestre dos Instrutores, e esse, ia muito além daquele do qual tivemos as primeiras impressões.

Nessa etapa, éramos muito mais exigidos e cobrados frente às obrigações e responsabilidades enquanto representantes do Estilo, e o peso só aumenta junto com a graduação.

Quando me tornei faixa preta, passei a conhecer outro Mestre Sheng, foi um curso extremamente difícil. Nessa época as coisas já estavam num nível máximo de pressão, grandes turbulências, questões difíceis de se resolver, muitas coisas eram colocadas de forma a nos questionar (e testar) a todo o momento, forjando dessa forma nossos corpos e nossas mentes.

Os anos se passaram, e o faixa preta tornara-se Discípulo e então conhece o Reverendo Mestre Sheng Chuan, vindo a aprender novas formas de “enxergar” o Estilo.

Não haviam dias fáceis, passados os que ele mesmo chamava de “Tempos de Guerra”, vivíamos agora os “Tempos de Paz”, onde os alunos iniciantes, os que decidiram (e conseguiram) segui-lo, passaram por diversas provações, tornaram-se então jovens Mestres, cada um com sua história e personalidade dentro do Estilo.

Sua partida tão prematura e inesperada por todos, causou com certeza um vácuo imenso, deixando de herança coisas valiosas a serem repassadas; técnicas, conhecimentos, a vivência e principalmente a essência de vida marcial do Sheng Chuan kung Fu, a qual inconscientemente, incorporamos e carregamos por todos os lugares em nosso dia-a-dia.

Para finalizar, tive o grande prazer e a honra de conviver e aprender com esse Grande Líder, o qual foi um Mestre diferente a cada tempo da minha vida marcial, porém sendo todos os Mestres numa só pessoa, esse honorável a quem me refiro, é o Grão-Mestre Alício Sheng Chuan Maffra Filho, Patriarca memorável do Pa Kung Sheng Chuan kung Fu, a quem serei eternamente grato.

Mestre Chin Kao, 11/06/2017